Você sabia que a cada 1000 bebês nascidos vivos, 1,5 morrem repentinamente, apesar de serem saudáveis, nascidos no tempo certo e sem problemas de saúde?
E que dependendo de como você prepara o ambiente de sono do bebê, estes 1,5 a cada 1000 podem ser 12 a cada 1000?
Sabe o que fazer para diminuir este risco? É bem mais fácil (e barato) do que você pensa!
O sistema respiratório do bebê, como várias outras funções, não está bem desenvolvido ainda ao nascimento. Assim, pequenas alterações respiratórias podem levar a consequências bem mais intensas do que aconteceria com crianças maiores ou adultos. Quando respiramos, retiramos oxigênio do ar e devolvemos gás carbônico. Os bebês não conseguem lidar muito bem com o aumento do gás carbônico no sangue devido à imaturidade respiratória. Mas o que poderia aumentar o gás carbônico?
Ele pode aumentar em doenças respiratórias (pela dificuldade de eliminar), em doenças metabólicas (por aumentar a produção) ou por reinalação do gás. Devido à imaturidade respiratória e ao pequeno tamanho dos bebês, pequenas quantidades retidas no travesseiro, protetor de berço, coberta, brinquedo, pode ser suficiente para levá-los à morte.
O que fazer para proteger? Garantir uma superfície única de sono (berço) para cada bebê. Sim, gemelares devem ter cada um o seu berço. Este berço deve ser de material sólido, seguir as recomendações do Inmetro e não ter acréscimo de nada além do próprio bebê.
A única coisa fofa no berço deve ser o bebê
Mas, Cris, e os protetores de berço, não servem para evitar que o bebê se machuque?
Não, eles não reduzem machucados e são mecanismos importantes de acidentes: tanto de sufocação (por reter gás carbônico) quanto por estrangulamento (o bebê pode ficar preso entre o berço e o protetor).
E os travesseiros?
Bebês não precisam e não devem usar travesseiros. A cabeça deles é maior em relação ao corpo do que nas crianças maiores e adultos. Assim, a posição de conforto é sem travesseiro. Na verdade, ele pode até mesmo deixar a via aérea dobrada para frente, dificultando a respiração.
E os ninhos? Não passa para os bebês a sensação de estar no útero?
Estão na moda, mas não devem ser usados. Já viu vídeo de bebê no útero se mexendo?
Bebê não é para ficar parado. Eles se movimentam - e muito!
Os ninhos são particularmente perigosos porque são objetos fofos que ficam muito próximo à cabeça do bebê, facilitando o acúmulo de gás carbônico.
O berço deve ficar aonde?
A Academia Americana de Pediatria recomenda que os bebês devem dormir no berço próprio, mas no quarto do pais até os 6 meses obrigatoriamente e até os 12 meses preferencialmente.
Qual posição deixar o bebê no berço?
Sempre posicionar o bebê de barriga para cima. Este único cuidado diminui em 70% o risco de morte durante o sono dos bebês. Mesmo que o bebê tenha refluxo. E quanto eles apredenrem a rolar, não precisa ficar desvirando.
Resumindo
Para o bebê dormir de forma segura, lembrar do Sono do BeBe
Bebês devem dormir sozinhos, de barriga para cima e no berço.
Comentários