Entrevista sobre o sono dos adolescentes na volta às aulas
Você sabe por que a Gabi sente-se mais disposta quando dorme mais tarde?
Dormimos por ciclos e dentro desses ciclos, o sono não é igual: começamos no sono leve, sono profundo e finalmente, sono REM. Quando ficamos sem dormir uma noite, o primeiro sono que é reposto é o sono REM. Só que o faz nos sentir mais dispostos é o sono profundo, que vai ser resposto na segunda noite de sono após uma noite de privação.
E quando dormimos menos do esperado? Bom, aí fica mais difícil para o organismo se adaptar e os ciclos de sono REM e de sono profundo acabam sendo mais longos. No entanto, quando acordamos do sono profundo, estamos desorientados. E acordar alguém nesse estágio é sempre muito difícil. Sabe quando você chama a pessoa, chama, o alarme toca e a pessoa não acorda? Provavelmente ela está em sono profundo.
Se estamos privados cronicamente de sono, o sono REM acontece mais cedo na noite. Provalvemente a Gabi se sente bem quando acorda ao dormir menos porque despertou do sono REM e quando ela dorme um pouco mais, ela entra em sono profundo e quando o despertador toca: fica difícil sair da inércia do sono.
Comentarios