Banho, livro, cadeira de balanço, mamada. Ufa, dormiu. Vamos para o berço. Daqui a uma hora, começa tudo de novo.
Muitas famílias vivem essa rotina e se perguntam - será que isso é normal? Será que quando crescer isso passa?
Ciclos de sono
Para entendermos porque tantos despertares, precisamos entender os ciclos de sono. Temos diferentes tipos de sono ao longo da noite e vamos passando por eles por ciclos. No final de cada ciclo, fazemos um breve despertar para checar se o ambiente está seguro. E como sabemos se o ambiente está seguro? Se ele está igual estava como adormecemos, consideramos que sim e temos a possibilidade de emendar um ciclo de sono no outro, muitas vezes sem nem mesmo perceber esse despertar.
Mas se algo estiver diferente, despertamos para avaliar o ambiente. O sono é uma condição de muita vulnerabilidade. Somos descendentes daqueles primeiros humanos que acordavam no final de cada ciclo de sono. Os outros, bem os outros foram devorados por bichos, fogo, afogaram-se nas cheias que eles não perceberam chegar.
Ciclo de sono do bebê
Os ciclos de sono dos bebês são menores que os nossos. Dependendo da idade, eles tem apenas dois componentes ao contrário dos 4 componentes das crianças maiores e adultos. Aqueles bebês que foram colocados para dormir, podem emendar um ciclo de sono no outro. Aqueles que foram adormecidos pelos pais vão precisar dos pais novamente.
Como assim, colocar para dormir e fazer dormir?
Vou fazer o bebê dormir. Quem já não ouviu essa frase? Quando fazemos o bebê dormir, tiramos dele o protagonismo: somos nós quem embalamos, amamentamos. Quando colocamos o bebê para dormir, deixamos que ele assuma o protagonismo do momento do sono. Ajudamos na transição da agitação para um momento calmo, mas o bebê dorme no berço ou cama sem nossa interferência.
Ah, eu já tentei, mas ele chora...
Quem não aprendeu autonomia e sempre foi feito dormir, vai ter que aprender a ser colocado para dormir. Existem técnicas diferentes para isso e adivinha? Não precisa deixar o bebê chorar para chegar à autonomia do sono. Algumas famílias conseguem chegar lá sozinhas. A maioria, precisa de ajuda.
Mas não é mais fácil dar um remédio?
Remédio nenhum vai ensinar automonia para os bebês. Nem acabar com os despertares, já que mesmo nós adultos temos despertares.
Comments