Por que é importante ler os rótulos dos alimentos?
- dracristianefumo
- Nov 14, 2022
- 2 min read
Updated: Mar 7, 2023

A maioria das pessoas só lê as informaçõe de calorias
Você costuma ler os rótulos dos alimentos? A maioria das pessoas que leem alguma informação nutricional nas embalagens acabam se restringindo ao número de calorias presentes no rótulo, mas eles trazem muito mais informação do que isso e não é tão complicado entender.
Cuidado com a armadilha das porções
Antes de vermos como ler um rótulo com mais detalhes é importante saber que eles trazem informações por porção e não por pacote. Por exemplo: o número de calorias, açúcar, gordura trans e sal de um pacote de biscoitos não diz respeito ao pacote todo e sim à porção. E quanto é uma porção? Pode ser 3 bolachas, pode ser 100g, pode ser 1 queijinho e meio (sério, já vi uma porção assim). Sempre é importante ler o que o fabricante definiu como porção para que você tenha idéia real do que está ingerindo.
A ordem dos fatores faz diferença no produto
Ao contrário da matemática, a ordem dos produtos na lista de ingredientes faz uma enorme diferença. Por exemplo: a próxima vez que for ao supermercado, dê uma olhada na prateleira de pães integrais. Veja a lista de ingredientes - aqueles que começam a descrição com farinha integral tem como principal ingrediente a farinha integral. Já aqueles que o primeiro ingrediente é farinha de trigo enriquecida com ácido fólico até tem farinha integral na constituição, mas a maior parte da farinha é a tradicional mesmo. Isso acontece porque, por convenção, o ingrediente em maior quantidade é listado primeiro. Então fique atento para não levar para casa um pão colorido (a farinha integral, mesmo em pequenas quantidades muda a cor do pão) ao invés de um pão integral.
Os ingredientes com nomes estranhos
Acidulantes, estabilizantes, emulsificantes e outros nomes estranhos podem estar na lista de ingredientes. Prefira aqueles que na lista tenha apenas aquilo que a gente encontra na natureza ou que a gente consiga reconher, como farinha.
Comentarios