top of page
Search
dracristianefumo

As pandemias dentro da Pandemia

Updated: Mar 7, 2023

Eu sei, a gente já cansou dele, estamos com esperança de que a partir de agora, com metade da população brasileira vacinada as coisas melhorem.

Porém... Porém outras pandemias se desenvolveram durante destes últimos meses, entre elas a ansiedade, a obesidade e os distúrbios de sono. Sem contar a defasagem educacional de crianças, adolescentes e adultos que não se adaptaram ou não tiveram como se adaptar ao ensino remoto.


Estas outras pandemias dentro da Pandemia vão nos trazer (e às nossas crianças) consequências a longo prazo. Elas estão muito interligadas mas não vão desaparecer magicamente com a volta ao Novo Normal.


Ensino remoto



Alguns se adaptaram super bem, outros nem tanto e para outros foi um desastre total em termos de aprendizagem. Família, escolas e sociedade devem buscar caminhos para avaliar o que foi de fato aprendido e resgatar aquilo que não foi assimilado. Estudantes de todas as idades foram impactados, mas inegavelmente, quanto mais nova a criança, maior o impacto.


Outra perda importante nos meses de ensino remoto foi o convívio com os pares. Felizmente muitas escolas compreenderam isto e promoveram nos primeiros dias de aula atividades integrativas e não "educacionais" - vamos aprender a conviver antes de aprender as outras matérias.


Saúde mental



Tempo aumentado de telas, falta de convívio com colegas da mesma idade e com membros da família, perda de membros da família, perda de emprego dos cuidadores, home office e meus pais aqui mas sem me dar atenção: tudo isto contribuiu para o aumento da ansiedade, insônia e depressão entre as crianças.


Sono



Também aqui vimos padrões diferentes: algumas crianças conseguiram um tempo de sono que não tinham durante o "velho normal" e finalmente dormem o tempo recomendado para a idade. Muitas outras, até pelo impacto na saúde mental, acabaram dormindo menos e pior que anteriormente. E não dormir ajuda a engordar. E engordar piora o sono.


Obesidade


"Estou trancado em casa e não posso sair", mais difícil de brincar e gastar energia. Aulas de bale, judô, futebol? Canceladas. Sono? Pior, ajudando no ganho de peso. Alimentação? Para a maioria piorou, seja pela dificuldade de acesso (hoje as comidas mais calóricas são mais baratas), pela falta de exemplo do amigo da escola que come frutas e verduras, pela alteração das emoções, piora do sono, disponibilidade de alimentos o tempo todo que está em casa.


O que podemos fazer agora?


Em primeiro lugar, prestar atenção nos pequenos: como está evoluindo a aprendizagem e o convivio com os colegas? Como estão as emoções? A volta à escola ajudou a melhorar ou piorar a ansiedade? Precisamos ou não de ajuda de algum especialista em saúde mental? O sono, a criança parece descansada? Está tendo pesadelos, paradas respiratórias? Hora de conversar com o pediatra e procurar um Médico do Sono se necessário. Hora também de relembrar a importância das atividades físicas e alimentação saudável. A Pandemia está passando (assim esperamos), mas outras pandemias vão conviver conosco ainda um tempo





2 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page