Eu sempre tive medo do outono: vírus adoram outono. As crianças ficam mais doentes nessa época do que em qualquer outra do ano. Quer dizer, era assim no mundo A.C. Nesse mundo D.C. em que estamos vivendo, os bichos pegam as crianças em qualquer época do ano.
Mas tem o que fazer para deixar as crianças menos doentes? Tem! E o que é melhor - são técnicas que vão funcionar para todas as idades!
1. Mantenha o cartão vacinal em dia
Imunização não é só para bebês: temos calendários vacinais para todas as idades. Temos calendários especiais para prematuros, gestantes, doenças específicas e para os adultos, também para algumas profissões.
Levar o cartão à unidade de saúde mais próxima de casa já vai garantir as vacinas básicas. Converse com seu médico se há a indicação de alguma vacina em especial.
2. Alimentação variada
Alimentação colorida, poucos produtos industrializados, atenção aos rótulos dos alimentos para não levar gato por lebre - isso garante que o corpo receba todos os nutrientes necessários para uma boa resposta imunológica.
3. Prática de atividade física
A atividade física também é uma excelente aliada da nossa imunidade. Além da imunidade, existem outros benefícios como redução do estresse, melhora da saúde em geral, contribui para a manutenção de um peso saudável e ainda permite o convívio com outras pessoas que praticam o mesmo tipo de atividade física.
4. Sono. Pelo tempo adequado. No horário adequado. Com problemas de sono resolvidos
Sono e sistema imunológico são grandes aliados. Com os avanços na Medicina do Sono, entendemos que é importante dormir o número necessário de horas - que tem a previsão por faixa etária, mas depende muito da variabilidade de cada um -. Dormir cedo: para crianças pré escolares já sabemos que dormir a partir das 20:30 já há consequências adversas para a saúde e cuidar de problemas de sono que porventura possa ocorrer.
Com esses 4 ingredientes, a saúde de todos na sua casa vai melhorar bastante!
Comments