top of page
Search
dracristianefumo

Tabagismo - você pode parar

Por que é tão difícil parar de fumar?

A nicotina é a substância com maior potencial de vício que existe. Após inalada, ela chega ao Sistema Nervoso Central em 7 a 30 segundos. Seu tempo de ação no organismo também passa rápido: 2 horas depois, metade da quantidade inalada já não se encontra no organismo.



Por quê parar de fumar?

O tabagismo traz problemas de saúde tanto para quem fuma quanto para quem convive com o fumante. O aumento do risco de câncer. de doenças cardiovasculares e pulmonares já é bem conhecido. Para quem convive com tabagistas, o risco de cancêr também é aumentado. Adultos e crianças que convivem com quem fuma têm mais exacerbações de asma e precisam de mais medicação para manter a doença sob controle. Os mesmos riscos se aplicam para os usuários de cigarros eletrônicos e narguilé.


Todos esses são bons motivos para parar, mas primeiro de tudo, é preciso querer parar de fumar. Se você chegou aqui é porque já deu o primeiro passo - pensou sobre o assunto e começou a ponderar as coisas boas e ruins que o hábito de fumar traz. Qual o próximo passo se você decidir parar? Escolher uma estratégia.


Estratégias para parar de fumar



Você pode começar marcando uma data para o dia em que vai começar o processo. Você pode decidir que a partir desse dia você não vai mais fumar, ou que a partir desse dia você vai diminuir o quanto você fuma. Avise amigos e famílias sobre sua decisão: eles irão te apoiar e também serão um lembrete do compromisso que você assumiu consigo mesmo.


Busque ajuda



Parar de fumar não é fácil, já sabemos. Tem quem consiga sem ajuda médica, mas é importante lembrar que podemos ajudar nessa batalha. Existem medicações que podem ser começadas alguns dias antes da data marcada para parar de fumar. Assim, quando o dia chegar, ela já ajudará a reduzir os efeitos da falta de nicotina no sistema nervoso central, a chamada abstinência. Outra opção é a reposição de nicotina por adesivos e/ou gomas de mascar. Converse com seu médico. Mesmo que ele não saiba como lidar com esses problemas, ele pode te indicar algum outro colega para te ajudar nessa jornada que sim, é difícil, mas também é muito importante. Para a sua saúde e para a saúde daqueles que convivem com você.

11 views0 comments

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page