Quando suspeitar
Você ou o seu filho já tiveram a sensação de tosse ou falta de ar quando muda a temperatura, quando fica resfriado ou quando tosse ou dá risada? Algum médico ao te examinar, ou examinar a criança, falou se vocês estavam chiado, piando ou sibilando o peito? Isso pode ser asma.
E o que é asma?
É uma doença inflamatória, que afeta os pulmões. Os sintomas são falta de ar ou tosse, que podem ocorrer pela manhã, com mudanças de temperatura, aos exercícios, em contato com algum alérgeno (flores, animais, por exemplo) ou mesmo após um quadro de resfriado.
O que causa a asma?
A causa da asma é genética. Por isso perguntamos nas consultas a respeito de outros casos na família. Se a mãe tiver asma, o risco de a criança ter é maior que se apenas o pai tiver asma. Mas se ambos tiverem asma (ou tiveram asma na infância) o risco é ainda maior.
Posso fazer alguma coisa para reduzir o risco do meu filho ter asma?
Alguns trabalhos têm mostrado que ambiente livre de cigarro desde a gestação, aleitamento materno exclusivo até o 6 meses e complementar até 2 anos, dieta rica em peixes e verduras pode auxiliar na prevenção do desenvolvimento da asma, mesmo nos casos de forte predisposição familiar.
Como é feito o diagnóstico?
Depende da idade: em crianças maiores e adultos, temos um exame chamado prova de função pulmonar. Ele mostra para a gente como o pulmão está funcionanado. É um exame importante tanto para fazer o diagnóstico de asma quanto para o acompanhamento: com o tratamento correto, esperamos que esse exame fique normal. Se ele continuar anormal, precisamos pensar em outros diagnósticos (seja não é asma, é outra coisa, seja é asma E outra coisa), não adesão ao tratamento, uso incorreto da medicação ou exposição repetida a algum agressor (fumaça de cigarro, por exemplo).
Embora seja um exame muito importante, ele precisa de muita cooperação do paciente e, por isso, não conseguimos faze-lo em crianças pequenas. Assim, o diagnóstico nos pequenos é caracterizado pela história e pelo exame físico.
E como se trata a asma?
Hoje damos preferência ao uso de medicações inalatórias para o tratamento preventivo e também para o manejo das crises.
Para a prevenção, podemos utilizar corticoides inalatórios associados ou não ao uso de broncodilatadores de longa duração, dependendo da gravidade do quadro e da idade da criança.
Já para as crises, geralmente utilizamos broncodilatadores de curta duração além da manutenção da medicação diária da criança. Caso ela não tenha indicação de utilizar medicações diariamente, será associado um corticoide ao broncodilatador de curta duração.
Asma tem cura?
Infelizmente, não. Felizmente, tem controle. O asmático pode levar uma vida normal se fizer uso de suas medicações e acompanhamento médico regular. Grandes atletas são asmáticos e não escodem isso: a Marta, da seleção brasileira de futebol feminino, o Beckham, ex-jogador de futebol, o Aurélio Miguel, medalhista olímpico e o Xande, da natação. Percebeu que natação não é o único esporte nessa lista de asmáticos? O melhor esporte para quem tem asma é aquele que ele goste e pratique.
Comments